Notícias da Cidade


25/08/2021 - PROGRAMAÇÃO DO PONTOS MIS - SETEMBRO

 

 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO PONTOS MIS - OFICINA

PROJETO Oficina| A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI com Maria Cecília

  • 06, 08 e 10 de setembro - Segunda, Quarta e Sexta
  • Ingresso: 50 vagas por cidade
  • Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
  • Classificação: 15 anos
  • Público-alvo: Interessados no tema
  • Horário: Segunda - 19h às 21h
  • Quarta - 19h às 21h
  • Sexta – 19h às 21h

A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla.

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina

O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do atorem cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo. Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.
  

Objetivos

  • Apresentar um panorama sobre a história e evolução do teatro japonês: Nô e Kabuki;

  • Apresentar conceitos e características ligados à caracterização de personagens (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços);

  • Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens no teatro japonês: Nô e Kabuki;

  • Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;

  • Apresentar referências de trajes e adereços confeccionados a partir de materiais e técnicas diversas;

  • Orientar os participantes na construção de trajes de cena e/ou adereços a partir de técnicas com papel e dobradura;

  • Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

 CRONOGRAMA:

Primeiro encontro
No primeiro encontro será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) no Teatro Nô e Kabuki no Japão. Também serão contextualizadas as características e importância do figurino para cena. Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto (croqui) para o figurino proposto.

Segundo encontro
No segundo encontro serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no Teatro Japonês, e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços. Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.

Terceiro encontro
No terceiro encontro trará reflexões sobre a ocidentalização no Teatro Kabuki, que desde o final do século XIX, vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. Durante o encontro também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.

Materiais necessários: Papel (craft ou papel sulfite, folha de jornal), material de colorir, tesoura, cola branca.

Link de inscriçãohttps://www.sympla.com.br/mini-curso-a-caracterizacao-no-teatro-japones-no-e-kabuki-com-maria-cecilia-amaral__1321627?token=74698cf872697d4d8e2f769c6a9e6c44

PROJETO Oficina| Animação Stop Motion - Origami com Marta Russo

  • 13, 15 e 17 de setembro - Segunda, Quarta e Sexta
  • Ingresso: 50 vagas por cidade
  • Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
  • Classificação: a partir de 10 anos
  • Público-alvo: Interessados no tema; recomendado para crianças maiores de 10 anos; professores.
  • Horário: Segunda - 16h às 18h
  • Quarta - 16h às 18h
  • Sexta – 16h às 18h
  • A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla.


O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.

A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.

O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.

Objetivo

  • Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens;

  • Desenvolver a expressividade artística e de comunicação;

  • Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes;

  • Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético;

  • Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.

Cronograma

Primeira aula:
Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.

Segunda aula:
Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.

Terceira aula:
Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).

Link de inscriçãohttps://www.sympla.com.br/mini-curso--animacao-stop-motion-com-origami-com-marta-russo__1321644?token=1a288dbd2d24769a20708f7f5ef0407c

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO PONTOS MIS - BATE-PAPO DE CINEMA

PROJETO: Bate-papo de Cinema | Eva não dorme

Sessão em Parceria com Belas Artes à La Carte

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Esta edição, que acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, apresenta “Eva não dorme” (dir. Pablo Aguero, Argentina, 2015, 85 min, 12 anos), filme estrelado por Gael García Bernal sobre a argentina Eva Perón e a tentativa de alguns ditadores de apagar seu legado da memória do povo.  
O bate-papo ao vivo sobre o filme acontece no canal do MIS no YouTube e conta com a participação do cineasta e pesquisador Bruno Cucio e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro na mediação.

O público que assistir ao filme receberá, após a sessão, um cupom para acesso por 01 (um) mês gratuito na plataforma Belas Artes à La Carte.

Sobre o filme:

“Eva não dorme”

dir. Pablo Aguero, Argentina, 2015, 85 min, 12 anos

Eva Perón, a figura mais amada e odiada da Argentina, está morta. Um grande especialista é responsável pelo embalsamamento de seu corpo e, depois de meses de trabalho, atinge um resultado perfeito. Mas, ocorre uma série de golpes no país e alguns ditadores desejam apagar o legado de Evita da memória do povo. Seu corpo, então, torna-se o centro de um confronto que durará 25 anos, tornando Evita mais poderosa que qualquer político vivo.

PROJETO: Bate-papo de Cinema | O homem ao lado

Data:  Filme disponível de 09.09 (às 11h) até 11.09. Bate-papo ao vivo no dia 11 de setembro, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Link: https://forms.gle/ZWALhyPMbVRzSLaBA

Link YouTube: https://youtu.be/a_i9gC_tLSo

Ingresso:  Gratuito

Classificação: 12 anos

Acessibilidade: Libras, que acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, apresenta “O homem ao lado” (dir. Mariano Cohn e Gastón Duprat, Argentina, 2009, 110 min, 14 anos). O filme narra um pequeno incidente na parede comum de dois vizinhos desencadeia um conflito que afeta a intimidade da vista sobre a chaminé; o protagonista desencadeia um conflito e com a obsessão paranoica destrói a vida cotidiana 

PROJETO: Bate-papo de Cinema | Querida, vou comprar cigarros e já volto

18 de setembro, sábado

Data:  Filme disponível de 16.09 (às 11h) até 18.09. Bate-papo ao vivo no dia 18 de setembro, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Link de inscrição: https://forms.gle/RrfJ3Gpr1uHDzaSa6

Link do bate-papo: https://www.youtube.com/watch?v=doakn7a5w-Q

Ingresso:  Gratuito

Classificação: 14 anos

Acessibilidade: libras

Sobre o filme:

Querida, vou comprar cigarros e já volto
(dir. Mariano Cohn e Gastón Duprat, Argentina, 2011, 14 anos)

O filme se passa em diferentes épocas e países. Narra a história de um homem comum, que após fazer um trato com um estranho personagem com superpoderes, tem a possibilidade de voltar ao seu próprio passado e reviver a juventude. Ernesto, o protagonista, tentará recuperar oportunidades perdidas e refrear certos comportamentos para mudar seu presente cinza e insípido. Apesar de ter a vantagem de conhecer todas as informações necessárias sobre o futuro, a experiência lhe mostrará que essa personalidade plana e seu ressentimento podem ir além desses benefícios e que não há desculpa possível para superar sua mediocridade infinita.

PROJETO: Bate-papo de Cinema | Tangos, o exílio de Gardel

25 de setembro, sábado

Data:  Filme disponível de 24.09 (às 11h) até 24.09. Bate-papo ao vivo no dia 24 de setembro, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Link de inscrição: https://forms.gle/oU36RkRQw9BWwFuK9

Link do bate-papo: https://www.youtube.com/watch?v=QriKdzcfXuU

Ingresso: Gratuito

Classificação: 14 anos

Acessibilidade: libras 

Sobre o filme:

TANGOS, EXÍLIO DE GARDEL
(dir. Fernando Solanas, Argentina, Drama/Musical, 1985, 14 anos)

Alguns argentinos exilados em Paris decidem apresentar um tango-ballet, dedicado a Carlos Gardel, lendário astro do tango argentino.